ProfMat2018

XXXIV ProfMat - Mesa redonda

 

Sessões coordenadas por um moderador convidado pela organização, nas quais os vários membros da mesa são convidados a debaterem diferentes temas de interesse para os participantes e responder a questões da assistência.

4.ª Feira, 4 de abril   5.ª Feira, 5 de abril
16:30 - 18:15   17:00 - 18:45
MR01   MR02
 

MR01  
Tema: Aprendizagens essenciais do Ensino Secundário 
Moderadora: Mª Teresa Santos - EPADRV e grupo de trabalho do secundário da APM
Participantes: Teresa Moreira o - Escola Secundária do Camões e grupo de trabalho do secundário
Jaime Carvalho e Silva - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e grupo de trabalho do secundário
 
      Secundário
resumo: 
Na sequência da solicitação do Ministério da Educação, e após uma discussão em várias instâncias, a APM decidiu colaborar na definição de Aprendizagens Essenciais, no quadro dos atuais programas em vigor. O Grupo de Trabalho do Secundário, em estreita colaboração com a Direção da APM tem vindo a refletir sobre as aprendizagens e as competências que são efectivamente essenciais e sobre as condições que são necessárias garantir aos professores para as promoverem, com os constrangimentos que são conhecidos - o currículo em vigor, a pressão da avaliação externa, o tempo disponível para a disciplina, os materiais que existem, ... Pretende-se nesta sessão explicitar os pressupostos do trabalho desenvolvido, partilhar as dificuldades e as dúvidas que acompanharam este trabalho e contribuir para um melhor entendimento dos documentos que foram e virão a ser publicados.

 

 

MR02  
Tema: Diferentes abordagens da Educação Financeira
Moderadora: Nélia Amado - Universidade do Algarve e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Participantes: Ana Santiago - UIED, Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC
Lina Fonseca - Escola Superior de Educação do IPVC
Katyane Massante - Programa Doutoral em Educação - Universidade Nova de Lisboa e Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)
Raul Alves - Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara Fânzeres
 
      Geral
resumo: 
A necessidade da Educação Financeira tem vindo a ganhar destaque, tanto a nível nacional como a nível internacional, fruto de fatores como a recente crise económica e os avanços tecnológicos que têm transformado de uma forma substancial as transações comerciais. Ao mesmo tempo, os jovens tornam-se, cada vez mais cedo, consumidores de produtos e de serviços. As escolas, quer num contexto curricular quer extracurricular, são por isso desafiadas a promover a aprendizagem, por crianças e jovens, de tópicos relacionados com o dinheiro e as finanças pessoais. Deste modo, torna-se da maior pertinência sensibilizar e motivar os professores para a introdução deste tema nas suas práticas educativas.
Nesta mesa redonda, iremos partilhar experiências de boas práticas de integração da Educação Financeira, desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário, passando ainda, por experiências no campo da formação contínua de professores.